A Prefeitura de Maracanaú (Região Metropolitana de Fortaleza) adotou, nesta semana, de forma experimental, o uso de câmaras térmicas para monitorar a temperatura corporal dos passageiros no transporte público do município. Apostando em Inteligência Artificial, a gestão do prefeito Firmo Camurça (PSDB) diz que a tecnologia será a nova aliada para o controle da pandemia da Covid-19. A fase de testes começou na linha Pajuçara-North Shopping Maracanaú.
A previsão é de que o sistema de transporte público regular conte com a tecnologia a partir da segunda quinzena de julho.
A iniciativa da Prefeitura está sendo viabilizada por meio de convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através do Programa de Transporte e Logística de Maracanaú (Translog). A empresa Mobilpay (mobilpay.com.br) é a responsável pelo desenvolvimento e instalação do novo sistema tecnológico que reúne as mais avançadas técnicas de software e hardware.
A informação será transmitida imediatamente para a Secretaria de Saúde de Maracanaú, por meio de tecnologia 4G. Um banco de dados será gerado e atualizado automaticamente para orientar as ações de saúde pública da gestão municipal para o combate à pandemia.
Outra inovação: todos os passageiros de Maracanaú poderão baixar um aplicativo (Apps) para o smartphone. Por meio do Google Play e Apple Store, receberão, de forma imediata, a medição da temperatura corporal quando entrar nos ônibus.
Em caso de febre, o App irá orientar o cidadão a procurar uma unidade de saúde, indicando o local de atendimento mais próximo para realizar a consulta e fazer o teste para Covid-19. O aplicativo também disponibilizará acesso a uma plataforma de telemedicina de última geração, chamada Doctor247 (doctor247.com.br).
Nessa plataforma de telemedicina, a população terá acesso a uma rede de profissionais de diversas especialidades e com disponibilidade diferenciada para atendimentos presenciais e virtuais.