“Cuidados precoces, sorrisos para toda a vida”. Esse foi o mote da campanha Julho Laranja, iniciativa lançada em 2019 com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância da primeira consulta ortodôntica das crianças por volta dos seis anos de idade e que coloca o tema em foco durante o restante do ano. A campanha também visa estimular o desenvolvimento de hábitos saudáveis, como higiene bucal adequada, alimentação nutritiva e balanceada, e uma boa noite de sono.
O Julho Laranja foi idealizado pela Dra. Cibele Albergaria, ortodontista de Brasília. No Ceará, a ortodontista Raquel Praxedes além de destacar a importância da iniciativa, ressalta também que a conscientização sobre os cuidados ortodônticos na infância deve ser feita ao longo de todo o ano, reforçando que quando se trata da saúde bucal das crianças, a prevenção e intervenção precoce são sempre as melhores escolhas.
“Ainda hoje, muitos pais acreditam que só precisam levar os filhos ao ortodontista por volta dos 12 anos, quando todos os dentes permanentes estiverem na boca, o que é um grande equívoco. É preciso alertar que existem alterações na posição dos dentes e no formato da maxila e mandíbula que já podem ser identificadas e tratadas a partir dos 6 anos de idade”, alerta Raquel.
Entre os problemas comuns que podem ser diagnosticados nessa fase estão mordida aberta, mordida cruzada e falta de espaço para o nascimento dos dentes permanentes, que podem ser tratados precocemente, trazendo benefícios não só na estética do sorriso das crianças, mas também na fala, mastigação e respiração.
“Adiar a intervenção aumenta significativamente as chances de necessidade de tratamentos mais complexos e invasivos na adolescência, incluindo extração de dentes permanentes e até cirurgias ortognáticas”, explica Rachel.