A Sociedade Cearense de Oftalmologia (SCO), ciente da alta demanda na fila de espera de crianças e adolescentes da Região Metropolitana de Fortaleza por atendimento com médico oftalmologista do Sistema Único de Saúde (SUS), lança a campanha Visão na Escola, com o objetivo de diagnosticar doenças oftalmológicas e contribuir para a manutenção da saúde ocular.
A iniciativa atende a um pedido do Ministério Público do Ceará (MPCE) que pontuou a grande dificuldade da população mais carente de zero a 17 anos em ter acesso às consultas oftalmológicas. Estima-se que a fila de espera na Região Metropolitana de Fortaleza tenha, atualmente, 1.281 crianças de zero a cinco anos; e 4.413 crianças e adolescentes de seis a 17 anos.
“A nossa ideia é envolver clínicas e médicos oftalmologistas que se disponham a participar do projeto. Não queremos fazer mutirão de um dia apenas, até porque as doenças oftalmológicas precisam de acompanhamento, então, realizaremos consultas periódicas semanais ou mensais”, destaca a presidente da SCO.
Dentre as doenças oftalmológicas mais comuns na infância e na adolescência, estão o estrabismo, miopia, retinoblastoma estrabismo; hipermetropia; ambliopia; catarata congênita; lacrimejamento em excesso; e alergias.
A campanha será realizada durante os meses de abril, maio e junho. Para saber como ajudar e participar, os interessados podem entrar em contato com a SCO por meio do WhatsApp: (85) 98227.3556.