Ontem terça-feira (15), o Senado aprovou um projeto de lei que institui a Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares.
Dessa forma, a proposta prevê ações do Poder Público que garantam a oferta de atenção psicossocial para a comunidade escolar. A ideia é prestar auxílio aos estudantes em questões de saúde mental, como ansiedade, depressão e outros males.
O projeto prevê o desenvolvimento de ações de promoção, prevenção e atenção psicossocial no âmbito das escolas. O autor do projeto, o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), comentou sobre a infância e a adolescência são períodos de grandes transformações e vulnerabilidade para o desenvolvimento de agravos à saúde mental.
Vieira apresentou um relatório com dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) sobre o impacto da pandemia nas crianças. Segundo a pesquisa, 56% dos adultos disseram que algum adolescento do domicílio apresentou um ou mais sintomas relacionados à saude mental durante a pandemia, como insônia, alterações no apetite e mudanças repentinas de humor e irritabilidade.