O deputado Arthur Lira (Progressistas-AL) se elegeu, nesta segunda-feira (1º/2), como novo presidente da Câmara dos Deputados pelos próximos dois anos. O candidato, que é o preferido do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), levou a melhor diante de Baleia Rossi (MDB-SP), parlamentar que era apoiado pelo agora ex-presidente da casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ).
Arthur Lira teve 302 votos, contra 145 de Baleia Rossi. Em terceiro lugar ficou Fábio Ramalho (MDB-MG), com 21 votos. Ao todo, 504 deputados votaram.
Além de Arthur Lira e Baleia Rossi, disputaram a presidência da Câmara: Marcel van Hattem (Novo-RS); General Peternelli (PSL-SP); André Janones (Avante-MG); Luiza Erundina (PSOL-SP) e Fábio Ramalho (MDB-MG). Momentos antes de a votação começar, Kim Kataguiri (DEM-SP) chegou a registrar candidatura, enquanto Alexandre Frota (PSDB-SP) desistiu do páreo para apoiar Baleia.
Lira ganhou a eleição para a presidência da Câmara sob apoio do presidente Jair Bolsonaro. O deputado do Progressistas, durante a campanha, viajou por todo o Brasil, inclusive para Belo Horizonte, onde se reuniu com o prefeito Alexandre Kalil (PSD) e com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo).