A prefeita Patrícia Aguiar se reuniu nesta segunda-feira (25) com o comandante da 10ª Região Militar, General de Divisão Luciano Guilherme, para tratar da qualidade da água dos carros-pipas que abastecem as comunidades de Tauá. Desde o ano passado havia reclamações sobre a água fornecida que, segundo as comunidades, seria salobra.
Durante a audiência, o responsável pela operação Carro-Pipa no Ceará, Cel. André Cunha, explicou o funcionamento e destacou a preocupação em fornecer água de qualidade para a população. Para isso, a cada mês são realizados exames para comprovar a potabilidade da água.
Sobre a qualidade da água fornecida para Tauá, ele ressaltou que o poço Mogno, que está abastecendo o município, apresentou laudo, válido para o mês de janeiro, que atesta que a água está própria para o consumo.
Quanto à mudança de manancial, Cel. André esclareceu que a mudança de poço de Pio IX, no Piauí, para o Mogno, no Ceará, foi feita diretamente pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).
Mesmo com os laudos que atestam a potabilidade da água, o Escritório da Operação Carro-Pipa da Organização Militar Executora (OME) fará apuração no local por meio de equipes de fiscalização.
“Essa reunião foi bastante esclarecedora e vimos a boa-vontade do Exército em garantir água de qualidade para Tauá. Vamos nos reunir com as equipes locais para resolver essa questão que tanto aflige os tauaenses”, disse a Prefeita Patrícia.
A Operação Carro-Pipa se trata de uma mútua cooperação técnica e financeira entre os Ministérios do Desenvolvimento Regional e da Defesa. Tem como objetivo a realização de ações complementares de apoio às atividades de distribuição de água potável às populações atingidas por estiagem e seca na região do semiárido nordestino e região norte dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo.