Nesta terça-feira (19) ocorreu a solenidade de assinatura do convênio entre Sudene e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com sede em Sobral – visando vencer os gargalos tecnológicos na produção de caprinos e ovinos, e o fortalecimento dos polos do Rota do Cordeiro no Nordeste.
Dr. Evaldo Cruz, Superientendente da Sudene, Marco Bonfim, Chefe Geral Embrapa Sobral – Ceará, e Raimundo Gomes de Matos, Diretor de Planejamento da Sudene assinam os termos de cooperação – que prevê o repasse de R$ 600 mil para pesquisas que agreguem valor à chamada rota do cordeiro no Estado.
A iniciativa está inclusa no eixo relacionado ao agronegócio do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), elaborado em 2019 pela instituição em parceira com os governos estaduais. Inicialmente, o plano seria posto em ação em 2020, mas foi afetado pela pandemia.
Relacionados à caprinocultura, desde o leite e seus derivados até quais cruzamentos e genética favorecem o animal em cada tipo de finalidade.
“Tudo para que nós possamos botar unidades produtivas para comercialização interna e externa. Isso a Embrapa tem expertise de desenvolver tecnologias, capacitar técnicos agrícolas, buscar parcerias com a Federação da Agricultura, com o Ministério da Agricultura, com o Bando do Nordeste, para dar apoio a esses polos serem estruturados e acessar recursos para gerar emprego e renda“, afirma Matos.