Centro de referência em transtornos da infância e kits escolares para estudantes das escolas estaduais são temas dos projetos de indicação

Vitória do povo cearense. Após tramitar nas comissões legislativas, foi a votação no Plenário 13 de Maio, na Sessão de hoje (29), dois importantes projetos do deputado Missias do MST (PT).

Tramitando com o nº 152/2023, foi aprovado o Projeto de Indicação que dispõe sobre a Criação de Centro Estadual de Referência em Autismo e Outros Transtornos na Infância – Cerati, no Estado do Ceará. A proposta nasceu a partir de demanda apresentada pela professora de Itaitinga, Cláudia Bezerra, que é mãe de uma criança atípica.

Segundo o projeto, o Cerati deverá ser um equipamento público de atendimento, acolhimento, ensino, pesquisa, elaboração e indicação de políticas públicas de inclusão das pessoas e familiares que convivem com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Outros Transtornos na Infância, de modo a garantir e promover ações e cuidados para que o indivíduo possa gozar plenamente de um maior nível de qualidade de vida.

Para o Deputado Missias, a aprovação demonstra a sensibilidade das deputadas e deputados para com a causa. “Participei de algumas rodas de conversa com mães de crianças atípicas e fiquei impressionado com garra dessas famílias na luta por acompanhamento e qualidade de vida das seus filhos num contexto onde falta tudo. Na Assembleia, também tramitam projetos semelhantes, o que evidencia a boa vontade e apoiar essa causa. Esperamos agora somar forças para levar essa demanda ao governador Elmano, para que ele possa sancionar e criar Centro de Referência seja criado o quanto antes.”

Ainda na mesma Sessão, outra demanda que chegou por meio de solicitação do povo foi prontamente aprovada. No início do ano, estudantes acompanhados pelo Levante Popular da Juventude procuraram o Deputado Missias relatando que não recebiam materiais escolares para apoiar os estudos realizados em casa, fora do tempo escolar. Em conversa sobre as demandas, duas necessidades foram apontadas: a distribuição de uniformes escolares, logo atendida pelo governador Elmano e também de kits com materiais para que pudessem repassar os conteúdos e realizar trabalhos, tais como cadernos, canetas, garrafa para água e mochila, entre outros. Assim nasceu o Projeto de Indicação 127/2023 que dispõe sobre o fornecimento de material escolar gratuito para alunos da rede pública de ensino, no âmbito do estado do Ceará.

Sobre as aprovações, Missias do MST comemora, “são propostas como as aprovadas hoje que vão dando a cara do nosso mandato e o tom da nossa ocupação no parlamento. Isso porque nascem de forma participativa e de reivindicações legítimas. Esperamos que sejam sancionadas e que logo impactem positivamente a vida das crianças e adolescentes do nosso estado. É com iniciativas simples, mas que colocam o povo no orçamento que queremos pautar as leis e políticas do Ceará.”

Foto: Jr Pio/ Alece

Para conhecer os projetos:
Projeto de Indicação nº 152/2023
https://www2.al.ce.gov.br/legislativo/tramit2023/pi152_23.pdf

Projeto de Indicação 127/2023
https://www2.al.ce.gov.br/legislativo/tramit2023/pi127_23.pdf

Para mais informações:
Camila Garcia – Jornalista do Mandato em Movimento – Deputado Estadual Missias do MST – 85 996434815 @missiasdomst (Facebook e Instagram)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *