A segunda secretária da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, deputada Juliana Lucena (PT), participou, nessa segunda-feira (21), da solenidade de anúncio da construção de novas Casas da Mulher Brasileira. “O equipamento atua com rede de proteção e atendimento humanizado às mulheres em situação de violência. Limoeiro do Norte será sede do órgão. As mulheres do Vale do Jaguaribe merecem essa atenção especial”, celebra a petista.
A instalação do equipamento contempla os Projetos de Indicação 129 e 155 que, respectivamente, criam a Delegacia da Defesa da Mulher em Limoeiro e uma Casa da Mulher no município.
“A Casa oferece acolhimento e encaminhamento da denúncia de forma ágil e especializada. O espaço abriga delegacia, Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Ministério Público e Defensoria Pública, além de ofertar atendimento psicossocial”, justifica a parlamentar.
Tembém receberão uma Casa da Mulher os municípios de São Benedito e Itapipoca. Na ocasião, que contou com a presença da ministra das Mulheres Cida Gonçalves, foi lançado também o Programa Tempo de Justiça Mulher. Conforme Juliana, uma iniciativa que visa avaliar e acompanhar o andamento de processos e dar mais celeridade aos casos de feminicídio.
A solenidade foi conduzida pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas e contou com as presenças da vice-governadora e secretária das mulheres do Estado, Jade Romero; senadora Augusta Brito, deputados estaduais; entre outras autoridades.