Com a proximidade do “Setembro Amarelo” (Campanha Nacional de Prevenção ao Suicídio), empresários donos de jornais e profissionais da imprensa se reuniram na sede do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), representado por seu presidente Rafael Mesquita, para discutir abordagens responsáveis e efetivas de uma das pautas mais importantes da atualidade em todo o mundo: “saúde mental”.
O encontro foi acompanhado pelo Procurador do Estado, Damião Tenório, defensor e capitaneador da causa no Ceará, e pelo Diretor-Presidente do Grupo Tele Fox, Josias Carneiro.
O Relatório Global sobre “Saúde Mental” divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em junho deste ano, apontou que casos de depressão e ansiedade aumentaram 25% no primeiro ano após o surgimento do novo coronavírus.
Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), são registrados mais de 14 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de um milhão de casos em todo o mundo. Cerca de 96,8% dos suicídios ocorridos estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.