O Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará escolheu, nesta quinta-feira (25), a sua nova diretoria para o período de 2021 a 2022. O advogado Ricardo Valente Filho, à frente da entidade desde 2019, a qual dirigiu por 2 anos, passou a presidência do Conselho para Rodrigo Bona Carneiro, controlador-geral da CGD.
Durante a gestão de Ricardo Valente, foi votado e aprovado o Regimento Interno do Consesp, que trata de um compilado das políticas de segurança pública frente às novas mudanças da legislação, que agora aguarda publicação no Diário Oficial do Estado. O então presidente atuou junto às células que da SSPDS-CE, se disponibilizando em tempo integral ao chefe da pasta, Dr. Sandro Caron, participando da criação do Comitê de Valorização das Mulheres Profissionais da Segurança Pública e foi idealizador de uma das maiores ferramentas de incentivo e proteção das tropas da Polícia Civil e Militar, trata-se do CDPEF, Conselho de Defesa do Policial no Exercício da Função, órgão que trabalha a retaguarda jurídica dos bons policiais no exercício de suas funções.
Sob a presidência de Ricardo Valente, o Consesp iniciou o trabalho de levantamento dos presos liberados pelo Poder Judiciário em virtude do excesso de prazo e por meio das fadadas audiências de custódia, defendendo que deveria existir reforma rápida no Judiciário para barrar a soltura de pessoas perigosas por meio desses institutos. Atuou na melhora da SAP, Secretaria de Administração Penitenciária, orientando, apoiando as políticas internas de sucesso adotadas pelos dirigentes capitaneados pelo Secretário Mauro Albuquerque.
Participou do gabinete de crise na SSPDS, acompanhando de perto o motim ilegal de alguns integrantes da PM, pediu atenção na segurança do prédio da CGD e enviou carta de recomendação ao Governador, confeccionada por ele e pelos conselheiros do órgão.
Como presidente do Consesp, Ricardo Valente teve atuação importante no Comitê de Governança do FSPDS – Fundo de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará na negociação para a aprovação de recursos financeiros para as forças de segurança no tocante ao enfrentamento do crime organizado. Os investimentos chegaram ao valor de 90 milhões de reais, que garantiram e garantirão a execução de ações estratégicas nas políticas de enfrentamento à violência no Ceará.
“Foi um trabalho árduo por meio do qual alcançamos grandes conquistas para o Consesp e demos importante contribuição para o fortalecimento da Segurança Pública no Ceará. Deixo a presidência com orgulho e sentimento de dever cumprido. Desejo ao novo presidente Rodrigo Bona sucesso nas suas iniciativas e reforço que, dou continuidade ao trabalho já iniciado, agora como membro titular da entidade, ficando a inteira disposição para dar minha contribuição sempre em prol da segurança estadual, aqui aproveito para agradecer a confiança sempre depositada em mim do Governador Camilo Santana “, destacou Ricardo Valente.
A nova diretoria é composta, ainda, pelo delegado-geral da Polícia Civil, Sérgio Pereira dos Santos, como vice-presidente, e pelo coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Ronaldo Roque de Araújo, como 1º secretário, também esteve presente na solenidade, o Dr. Leonardo Feitosa, Vice-presidente do CDPEF, Conselho de Defesa do Policial no Exercício da Função da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará.