A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), recolheu, no mês de maio, mais de 200 toneladas de resíduos orgânicos gerados pela poda urbana e pelo Mercado Público, na área de hortifruti, com destinação ao pátio municipal de compostagem. O material se transformará em composto orgânico e será utilizado como fertilizante para produção de novas mudas de plantas, como também na conservação de áreas verdes de praças e parques municipais.
A operação piloto do pátio municipal de compostagem iniciou em fevereiro deste ano na Central de Tratamento de Resíduos (CTR) e, desde então, já soma mais de 300 toneladas de material recolhido. O equipamento auxilia na disposição final adequada de resíduos, compondo a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
A iniciativa faz parte dos acordos setoriais do Consórcio de Gestão Integrada da Região Metropolitana de Sobral (CGIRSM), em consonância com a coleta, transporte e destinação adequada dos resíduos.
De acordo com Carlos do Calisto, secretário da Conservação e Serviços Públicos, o pátio municipal de compostagem tem sido um equipamento de grande utilidade e que trará mais benefícios ao meio ambiente. “Faz parte da nossa política pública municipal de resíduos sólidos, aproveitar corretamente o que é descartado, dando uma nova destinação a esses resíduos”, ressalta o secretário.