A Assembleia Legislativa do Ceará participa do prêmio Assembleia Cidadã, que incentiva projetos que busquem a humanização do serviço público e do Poder Legislativo. A primeira edição da premiação, promovida pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), tem três categorias, todas com projetos concorrentes indicados pela AL-CE: Gestão, Atendimento ao Cidadão e Projetos Especiais.

Os vencedores receberão o valor de R$ 20 mil para custear a expansão dos projetos, um troféu transitório e o direito de usar o selo Assembleia Cidadã.

A Diretoria Adjunta Operacional (DAO) da Casa concorre na categoria Gestão, que premiará o melhor trabalho sobre processos que visem à diminuição dos custos nas atividades do Parlamento. A servidora responsável pelo projeto, Josaína Meneses, destaca que o Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) foi implantado pela DAO desde 2011 e que agora pode ter um reconhecimento maior, com a premiação nacional.

”A escolha para concorrer nessa categoria nos deixa felizes e confiantes. O Sistema de Gestão de Qualidade se estrutura em três grandes pilares: garantir a satisfação dos clientes (usuários que procuram o serviço da Assembleia), padronização dos serviços ofertados e a melhoria contínua. Por meio do SGQ, temos uma área certificada na Norma Internacional ISO 9001:2015, a Consultoria Parlamentar, e estamos em fase de implantação do sistema no Procon Assembleia. A partir do momento em que você tem todos os servidores sabendo exatamente o que tem que ser feito, quando você organiza a estrutura, é possível reduzir custos”, destaca Josaína, coordenadora do SGQ no Poder Legislativo.

ATENDIMENTO AO CIDADÃO

O projeto Alcance Enem, que oferta aos alunos egressos da rede pública de ensino o curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), concorre na categoria Atendimento ao Cidadão.

A diretora da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), Dione Soares, coordena o projeto. Ela destaca o crescimento permanente do Alcance Enem, que se renova a cada ano. De acordo com Dione, há perspectiva de ampliação do projeto em 2020.

“Além de possibilitar o ingresso no ensino superior aos estudantes, também queremos dar a eles qualificação para o mercado de trabalho. Ficamos felizes em participar e desenvolver um projeto educacional que gera emprego, renda e contribui para a melhoria dos indicadores humanos, sociais e econômicos”, frisa.

PROJETO ESPECIAL

O Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp) vai representar a AL-CE na categoria Projeto Especial, conforme destaca o designer gráfico Valdo Costa. “Participamos do prêmio da Unale com o projeto Edições Inesp Digital, que disponibiliza para o público o acervo bibliográfico do Inesp em formato digital. É uma ferramenta que facilita o acesso da população às publicações institucionais e promove o uso racional dos recursos públicos, reduzindo os custos com a produção gráfica”, afirma.

Valdo Costa destaca ainda o apoio que a iniciativa obteve entre os cearenses. “O projeto surgiu após a primeira participação na XII Bienal do Livro e, desde então, tem tido ampla adesão. Na Feira do Conhecimento, realizada no mês de outubro, no Centro de Eventos do Ceará, a edição comemorativa dos 30 anos da Constituição Estadual teve 600 downloads’’, ressalta.

ANÁLISE INTERNA

Cada Assembleia Legislativa pode inscrever apenas um projeto por categoria. Dessa forma, uma comissão avaliadora, presidida pelo deputado Sérgio Aguiar (PDT), secretário da Unale, foi formada  para selecionar as melhores  iniciativas. “A Assembleia Legislativa do Ceará tem se preocupado nos últimos anos, além da produção legislativa e da fiscalização das ações governamentais, com a gestão administrativa, principalmente na economia dos gastos públicos”, afirma o deputado, que preside a Comissão de Fiscalização e Controle do Poder.

“Temos nos preocupado ainda com o atendimento ao cidadão, abrindo, cada vez mais, as portas da Casa do Povo para a coletividade. Outra preocupação que cresce a partir do Ceará são as ações que beneficiam diretamente a vida das pessoas. Nessas frentes, a Assembleia Legislativa do Ceará tem sido exemplo para o Brasil”, afirma o parlamentar, em alusão aos projetos da AL-CE que concorrem ao prêmio.

Também integram a comissão responsável pelos projetos concorrentes da AL-CE o coordenador de Comunicação Social da AL, Daniel Aderaldo; o procurador da Casa, Rodrigo Martiniano; o presidente da Comissão de Licitação e Controle de Contas, Otávio César Lima de Melo, e a diretora do Departamento Administrativo, Lise Novais.

Os ganhadores do prêmio Assembleia Cidadã serão escolhidos pelos participantes da 23ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE) e premiados durante o evento, que ocorre de 20 a 22 de novembro, em Salvador (BA).

Fonte / Comunicação da AL/CE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *